terça-feira, 7 de abril de 2009

é muita pretensão!

A coisa mais engraçada que li hoje de manhã foi uma postagem do blog Kibeloco falando sobre o maravilhoso grupo roupa nova! O título da postagem era Help. Por que será????
Muitas coisas não consigo entender na música popular brasileira, como por exemplo, por que o Roberto Carlos é Rei? Por que em todas as novelas de super sucesso da globo as músicas tema são do Roupa Nova? Quem é o preoparador vocal deles? Quem deixa eles respirarem no meio das frases aleatoriamente? Preta fala pra mim (pracun dê cun dê cun dá) Fala o que você sente por mim?
Enfim, esses e tantos outros mistérios nunca serão revelados pela razão só pelo cifrão!
O fato é, falar de amor rende. Brasileiro é romântico. Eu também sou, brasileira, romântica e não desisto nunca e adoro novela das 18h.
Falar de amor numa linguagem simples é ótimo, porque todo mundo se encaixa ali. Faz-se necessária uma análise agora:

JOTA QUEST: "O amor é uma flor que aquece a alma"
DJAVAN: "O amor é como um laço, um passo pruma armadilha"

2 exemplos de poetas acima descritos (não sei quem fez o maravilhoso poema da música do Jota Quest mas pra variar isso nao faz diferença).
Notem bem que os únicos babacas que tiveram a pretensão de dizer o que é o amor foram os compositores Jota questinianos. Vejamos que na poesia do Djavan, a pequena palavrinha "como" recolhe a frase à insignificância das palavras perante o sentimento.
Agora me diz. Qual o trecho mais conhecido?

6 comentários:

  1. É... O mais conhecido é o "jotaquestiano"... aff!
    Ta certissima, só o cifrão explica!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu poderia fazer algumas pontuações sobre isso aqui com base na linguística, na sociologia e na psicologia, mas iam me expulsar desse blog...
    hehehehehe
    Enfim, recolho-me à insignificância do meu próprio blog...

    ResponderExcluir
  3. o brasileiro é romantico mesmo... repare a nossa volta, muita gente adora aquelas musicas que falam sempre a mesma coisa do universo sertanejo... jota quest chega a ser "cult" perto dessas coisas.

    ResponderExcluir
  4. a questão é que quando você rima Amor com Flor ou Calor ou qualquer outra dessas rimar podres, é fácil de conhecer e reconhecer e ficar ouvindo isso no radio um milhão de vezes por dia até dar um tiro no ouvido pra ver se fica surdo ou morre de desgosto

    ResponderExcluir
  5. "qualquer outra dessas rimar podres"

    não, idiota...

    qualquer outra dessas rimaS podres

    ResponderExcluir
  6. Não é "o amor é uma flor que aquece a alma", é "o amor é o calor que aquece a alma". Aaaaai, você nem sabe e fica criticando! E quem compôs foi o Nando Reis. Blé!

    ResponderExcluir